cenário

A Fibria nasceu há 8 anos, a partir da união das empresas Aracruz e Votorantim Celulose e Papel. Na época, a Quintal 22 venceu a concorrência para ser a agência de comunicação interna da companhia, apoiando a Fibria a vencer os inúmeros desafios de engajamento de seus empregados.

 

desafio

Os desafios de comunicação na época eram enormes. Além de uma grande demanda de temas a serem comunicados – desde questões operacionais do dia a dia até a nova missão e estratégia da companhia –, a comunicação tinha o papel de contribuir para que os funcionários se enxergassem como Fibria e tivessem orgulho de pertencer a essa nova empresa.

 

solução

Além de apoiar na estruturação de fluxos e processos da comunicação, ajudamos a desenhar o sistema integrado de comunicação interna da Fibria a partir da criação de canais de comunicação com objetivos bem definidos. O jornal Vital, distribuído mensalmente na época, teve seu nome e todas as suas editorias criadas a partir dos pilares estratégicos e da vocação da companhia de ser uma empresa de base florestal. Era preciso trabalhar esse novo conceito em uma companhia que até então era orientada para a indústria. Com um tom de voz e canais ajustados para esse propósito, as pesquisas de comunicação realizadas anualmente mostravam que estávamos no caminho certo: os empregados reconheciam a Fibria não mais como uma empresa de base industrial, mas sim de base florestal, com forte viés em sustentabilidade. Passado o primeiro ciclo de sete anos – o mesmo tempo de crescimento do eucalipto – continuamos contribuindo para que a Fibria vença os seus atuais desafios de comunicação interna. Neste oitavo ano de relacionamento com a companhia,  estamos desenvolvendo, em parceria com a Sarau Comunicação, a campanha SOMOS FIBRIA alinhada aos projetos de branding e de cultura da empresa. Paralelamente a esse trabalho, atuamos como consultores no planejamento da comunicação interna levando em conta a nova onda da cultura organizacional da companhia.

Klabin

Relatório de Sustentabilidade 2015

 

Tetra Pak

Comunicação alinhada aos pilares do negócio

 

Fibria

Relacionamento de longa data

Relacionamento de longa data

Campanha Somos Fibria