cenário

Nos últimos anos, a Klabin vem avançando em sua gestão de sustentabilidade, transformando o tema em um aspecto fundamental de sua existência. O ano de 2015 foi particularmente especial para companhia com as obras da Unidade Puma, em Ortigueira, no Paraná, dentro do ritmo e dos investimentos programados, os maiores da história da companhia.

 

desafio

Relatar aos públicos de interesse da companhia os principais avanços da Klabin em sustentabilidade e em seus objetivos estratégicos de negócio no ano de 2015, contribuindo para o aumento do conhecimento a respeito da empresa. Mostrar aos leitores o peso estratégico do tema sustentabilidade para a companhia.

 

solução

Tornar a leitura do relatório, que geralmente é denso e de difícil entendimento, prazerosa e de fácil acesso. Essa foi a solução dada pela Quintal 22 para a Klabin no Relatório de Sustentabilidade 2015. Trabalhamos com dedicação e muito cuidado na estruturação da narrativa, de modo que a história relatada pudesse dar ao leitor uma ampla visão sobre o negócio a partir do viés de sustentabilidade. Assim, dividimos o relato em quatro grandes capítulos que correspondem aos quatro atributos da Klabin. Em cada um deles, os assuntos narrados tiveram como foco os nove temas materiais, dando ao leitor o conhecimento daquilo que os stakeholders da Klabin identificaram como prioritário na gestão e nos impactos da companhia. Além de um relato atraente e com texto agradável e direto, criamos uma plataforma on-line de fácil navegação.

 

Todo o processo de produção do relatório foi coordenado por nós a partir de um gestor de projetos, com conhecimento em GRI e experiência em relatos. Como é prática na Quintal 22, uma das sócias sempre lidera o time de relatório e toda a equipe envolvida: gestor de projetos, redator, fotógrafo, profissionais que coletam os indicadores, designer e tradutores. Para cada trabalho, montamos o melhor time de especialistas* e é por isso que não nos consideramos uma “fábrica de relatórios”. Acreditamos que para um trabalho tão importante quanto a produção de um relatório é preciso dedicação. E para ter dedicação é preciso tempo. Como as sócias da Quintal 22 se envolvem pessoalmente em cada projeto, temos um número limitado de relatórios por ano.

 

*Para a Klabin, contamos com a ADesign para o desenvolvimento da plataforma on-line, com a Avesso na busca dos indicadores e Gotcha Traduções para as versões em inglês e em espanhol. Para conhecer, acesse: http://rs.klabin.com.br/home

Klabin

Relatório de Sustentabilidade 2015

 

Tetra Pak

Comunicação alinhada aos pilares do negócio

 

Fibria

Relacionamento de longa data

Relatório de sustentabilidade